Sobre o documentário

 

O percurso biográfico, a rotina e o pensamento do filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, esses são os eixos temáticos do documentário de longa-metragem O Jardim das Aflições. O filme retrata o cotidiano do filósofo na sua casa em Colonial Heights, estado da Virgínia (EUA), onde reside atualmente, captando a atmosfera de trabalho intelectual, convívio familiar e, principalmente, o seu pensamento filosófico no que concerne à autonomia da consciência individual em oposição à tirania da coletividade. A contraposição entre a vida cotidiana e a transcendência filosófica é o eixo de sustentação do documentário.

O filme se propõe como um estudo poético sobre o personagem cada vez mais conhecido e estudado no Brasil, com milhares de exemplares vendidos – o bestseller O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser Um Idiota, uma coletânea de artigos escritos entre 1997 e 2013, vendeu mais de 320 mil cópias. Porém, o contato dos brasileiros com Olavo de Carvalho é sempre à distância, através dos seus escritos ou pela internet, já que ele mora atualmente nos Estados Unidos. O filme é dirigido por Josias Teófilo, cineasta pernambucano radicado na Virgínia (EUA), e tem entrevistas de Wagner Carelli, também jornalista e criador das revistas Bravo! e República. A produção é de Matheus Bazzo.

Olavo de Carvalho em números:

+ de 320.000 exemplares vendidos do bestseller O Mínimo que Você Precisa Saber para Não Ser um Idiota


+ de 700.000 seguidores no Facebook


+ de 137.000 seguidores no Twitter


+ de 4.000 alunos inscritos no Curso Online de Filosofia

 

O maior crowdfunding para o filme no Brasil

O Jardim das Aflições se diferencia da maior parte da produção cinematográfica brasileira pela forma com que foi viabilizado: sem um centavo de dinheiro público (o que seria incompatível com o pensamento de Olavo de Carvalho, que fez todos os seus livros e cursos de forma independente do Estado), financiado através de uma rede de colaboradores, que são também difusores do projeto. Para isso, dividimos as etapas de financiamento em 3 partes: Pré-produção, Filmagens, Pós-produção.
 

Com a campanha de crowdfunding, foram arrecadados mais de R$ 315.000,00 com mais de 5.000 colaboradores. A maior arrecadação por crowdfunding para um filme no Brasil.

 

2015 Todos os direitos reservados - contato@ojardimdasaflicoes.com.br